Notícias

Instituições parceiras da Semana da Água se reúnem para definir cronograma

12/02/2020 - Robson Corrêa/Governo do Tocantins

Representantes das instituições que vão trabalhar em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) na Semana Estadual da Água se reuniram nesta terça feira, 11, para definir o cronograma das atividades que serão desenvolvidas durante o evento. A 10ª edição da Semana Estadual da Água acontece entre os dias 21 e 27 de março, com lançamento da Semana no auditório do Palácio Araguaia.

A edição deste ano traz como tema: Revitalização de Bacias Hidrográficas no Tocantins. O tema foi inspirado no projeto, Araguaia: Salve o Rio Javaés, lançado no início do ano pelo governador Mauro Carlesse, na assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Governo do Tocantins e o Instituto Espinhaço que visa o estudo técnico para a revitalização do rio Javaés.

A gerente de Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Gorete Cordeiro destaca objetivo do evento e a importância da participação da sociedade. “Nós queremos conscientizar e mobilizar a população de todos os segmentos para que todos possam se sensibilizar e despertem para os cuidados com os recursos hídricos. Durante a semana serão desenvolvidas várias atividades através da colaboração das instituições parceiras do evento”, afirmou.

O evento terá como foco a educação na utilização dos recursos hídricos e sua sustentabilidade, através de atividades lúdicas que evidenciem os problemas ocasionados pelo modo de vida da sociedade. A finalidade é contribuir com a sensibilização da população para as questões da água e do meio ambiente.

O representante da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Renildo Delmudes ressalta que a instituição é parceira na realização do evento e destaca que “a função do órgão é promover a saúde pública e inclusão social por meio de ações de saneamento e saúde ambiental, cuidando e preservando os mananciais”. Ainda segundo Renildo “a orientação sobre os cuidados com as bacias hidrográficas tem reflexo na disponibilidade de água para sociedade em qualidade e quantidade”.

Parceiros

A Secretaria da Educação, Juventude e Esporte (Seduc), Secretaria da Saúde (Sesau), Secretaria Municipal da Educação (Semed), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Investico, Energisa, BRK Ambiental, Associação Água Doce, Fundação de Meio Ambiente (FMA), Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Ong Ecoterra, Bombeiro Militar (BM), Marinha, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ministério Público Estadual (MPE-TO), Ministério Público Federal (MPF), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves, Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas e Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda e Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza são parceiros da Semarh na realização do evento.