Notícias

Governo do Tocantins conclui obras de melhorias e extensão de Rede de Abastecimento de Água em Novo Jardim e Tupirama

17/11/2020 - Nielcem Fernandes\Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), concluiu nessa segunda-feira, 16, as obras de extensão de Rede de Abastecimento de Água (RDA) e de melhorias no Sistema de Abastecimento de Água (SAA) nos municípios de Tupirama e Novo Jardim. Tais melhorias fazem parte do cronograma estabelecido pelo Programa de Enfrentamento ao Período de Estiagem (Pepe).

Novo Jardim

Em Novo Jardim, na região sudeste do Estado, foram entregues 2 mil metros de Rede de Distribuição de Água (RDA) que beneficiarão diretamente cerca de 70 famílias que residem no Setor Albuquerque II. Entre as melhorias executadas no município, está a instalação do novo conjunto Motobomba (Booster) para aumentar a pressão da água que chega as casas dos clientes atendidos pela Agência. Com a instalação do novo equipamento, a RDA terá capacidade para atender outros 50 imóveis com grande potencial de edificação na região.

Com um investimento da ordem de R$ 140 mil, a obra que foi executada em parceria com o município, impacta diretamente na qualidade de vida dos moradores da região, como explica o engenheiro sanitarista Alex de Oliveira, responsável pelo polo. “A execução dessa obra tem impacto direto na qualidade de vida das famílias que habitam as casas populares do Setor Albuquerque II. Essas famílias dependiam de soluções alternativas para o abastecimento de água, como por exemplo, os caminhões pipas, mas agora possuem em suas residências água encanada de qualidade, com potabilidade e certificada por laboratórios de referência. Além disso, esses serviços possibilitarão a construção de novas edificações, trazendo desenvolvimento para o setor. Com a instalação do booster resolvemos o problema de baixa pressão na parte alta do Setor Albuquerque II e aumentamos o potencial de novas ligações na rede”, ressalta o engenheiro.

Tupirama

Já no município de Tupirama, região central do Estado, foram executados 120 metros de Rede de Distribuição de Água que beneficiarão diretamente os moradores da parte alta da cidade. As obras, que foram executadas em parceria com o município, contaram com o investimento do Governo do Tocantins, na ordem de R$ 11 mil.

Além da nova RDA, outras melhorias foram implementadas para melhorar a qualidade do atendimento aos moradores do município como a substituição de todo mobiliário do escritório que já está atendendo a população local. Ainda dentro do Pepe está prevista a instalação de mais de mil metros de Redes de Distribuição de Água até o final de 2020.

“Com a interligação dessa nova rede, nós conseguimos resolver definitivamente o problema da falta de pressão da água que chegava aos moradores da parte alta da cidade. Também estamos aguardando a liberação do maquinário por parte do município para executarmos mais de 1,5 mil metros de extensão de rede que irá atender diversos setores da cidade”, afirma o engenheiro André Melo, responsável pelo polo.