Educa Sanear chega à etapa final de execução

19/09/2019 - Lidiane Moreira / Governo do Tocantins

Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) realizará nos dias 26 e 27 de setembro e 2 e 3 de outubro a etapa final do Educa Sanear, programa de educação ambiental realizado a partir de convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Já foram realizadas 14 edições entre março de 2017 e outubro de 2018. A etapa final de execução do programa chegará aos municípios de São Bento, no extremo Norte do Estado, e Monte Santo, na região central.

Até dezembro deste ano, a equipe responsável pela execução do programa irá percorrer todas os municípios contemplados para avaliação de ações implementadas em prol do saneamento ambiental. O evento final para apresentação dos resultados alcançados ocorrerá no mesmo mês com a presença de gestores municipais e estaduais.

Para o engenheiro ambiental Sued Magno, o Educa Sanear promoveu um despertar de consciência, para ele “quando sensibilizamos os outros nós também somos sensibilizados muito mais a mudar nossos hábitos e comportamentos para a preservação do meio ambiente”. Outro aspecto importante destacado pelo engenheiro que esteve presente em várias edições do programa foi o que ocorreu em Centenário que recebeu o programa em setembro de 2017. “A população da cidade começou a desenvolver algumas atividades que até então não desenvolviam, um exemplo é o programa Zé do Óleo, onde a prefeitura implantou pontos de entrega de óleos e gorduras saturadas para reutilização na produção de sabão líquido das próprias instituições”, contou.

Etapa final

A etapa final do programa começou a ser neste executado mês, com a visita final as cidades-polo de Centenário, Lizarda, Santa Tereza, Aurora e Novo Jardim para avaliação de resultados.

Nessa quarta-feira, 18, e quinta-feira, 19, equipes da Agência estiveram em São Bento e Monte Santo  para visita às prefeituras, secretarias, escolas e outras instituições parceiras do evento para reuniões de elaboração da programação. Para a realização da 15ª e 16ª edições, a ATS conta com o apoio do Naturatins e Ruraltins.