Presidente da ATS participa de debate do Diálogos da Sustentabilidade

27/08/2019 - Lidiane Moreira/Governo do Tocantins

O presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Romis Alberto da Silva, foi um dos debatedores do Diálogos da Sustentabilidade realizado na noite dessa segunda-feira, 26, no auditório do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) em Palmas. O evento é realizado pelo Grupo Jaime Câmara (GJC) e contou com participação e entidades ligadas ao saneamento.

Promovido pelo grupo de comunicação do Tocantins, por meio da rádio CBN Tocantins com a participação da BRK Ambiental e Ceulp/Ulbra, o debate sobre saneamento básico trouxe ao público participante questões como as relacionadas a políticas públicas e meio ambiente, com o tema central Saneamento: seus impactos ambientais, sociais e econômicos.

Esta é a terceira edição do projeto que reuniu professores, estudantes, gestores públicos e privados. Além do presidente da ATS, participaram Edison Carlos, presidente da Trata Brasil, Thadeu Pinto, diretor presidente da BRK Ambiental, a Conceição Aparecida, doutora em Engenharia Agrícola e professora do Ceulp/Ulbra. O diálogo foi mediado pela jornalista Jocyelma Santana, da CBN Tocantins.

Para o presidente da ATS, o saneamento envolve vários cenários e atores, por isso é necessário uma discussão ampla em todos os níveis: nacional, estadual e municipal. "Neste evento pode se realizar isso, é o início de discussões. O objetivo é que a sociedade conheça aspectos legais e técnicos e entenda um pouco mais de saneamento, não apenas na parte executiva, mas também aspectos de gestão, visto que existe um poder concedente, empresas públicas e privadas, regulação e uma lei de saneamento. Está sendo proposto uma alteração dessa lei, do marco regulatório feito em 2007, o Congresso está trabalhando nisso, para alteração do marco visando melhorias no processo", explicou Romis Alberto.

A emissora de rádio irá transformar as conversas do debate em dois programas de uma hora que serão veiculados em 31 de agosto e 7 de setembro em Palmas e Araguaína.