Notícias

Tocantins participa de congresso nacional de saneamento

08/05/2019 - Lidiane Moreira/Governo do Tocantins

O presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Romis Alberto da Silva, participou nessa segunda-feira, 6, e terça-feira, 7, do 49º Congresso Nacional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), em Cuiabá, Mato Grosso.

A cerimônia de abertura reuniu as principais autoridades do setor de saneamento básico, incluindo gestores públicos e técnicos de municípios de todas as regiões do Brasil. Estratégias claras e planejamento adequado como chaves para o sucesso de uma boa gestão nos setores dos resíduos, águas e saneamento foi o tema central da palestra magna de abertura.

Para o presidente da ATS, o Tocantins apresenta desafios importantes no setor. "Conhecer a realidade e outros modelos de gestão na área de saneamento é muito importante para os órgãos estaduais, visto que a sintonia entre município e Estado está presente em quase todas as situações, e visa, acima de tudo, o bem estar das populações das cidades", analisou Romis Alberto. Para o gestor, as apresentações de inovações tecnológicas e o intercâmbio de conhecimento entre os municípios brasileiros e até mesmo com experiências de outros países apresentadas em Cuiabá são fundamentais para o desenvolvimento do saneamento regional. 

O 49º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae prossegue até esta sexta-feira, 10, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O evento marca os 35 anos de criação da Assemae e os 300 anos da capital mato-grossense.

Considerado o maior evento municipalista da área de saneamento, o congresso tem previsão de reunir, até o final desta semana, mais de dois mil participantes em uma programação que inclui mesas-redondas, painéis, minicursos, apresentações de trabalhos técnicos, exposições de tecnologia e feira de saneamento básico.