Notícias

Gestão estratégica de saneamento é foco de workshop

12/04/2019 - Lidiane Moreira/Governo do Tocantins

Técnicos da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) participam nesta sexta-feira, 12, de workshop para conhecer o Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgotos (CFA-Gesae). A capacitação acontece no Conselho Deliberativo Estadual do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (CDE/Sebrae) das 14h às 18h.

Pela manhã, o presidente Romis Alberto e o vice-presidente Davi Junior reuniram-se com o vice-presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Rogério Ramos, o administrador José Antônio Campos Chaves e a coordenadora de estudos e projetos estratégicos do CFA, a administradora Juliana Reis. A reunião aconteceu na sede da ATS em Palmas

Capacitação

A partir das 14h, a capacitação será ministrada pelo administrador José Antônio, que com o apoio do CFA, idealizou o CFA-Gesae. A ferramenta visa oferecer aos municípios um sistema de governança e planejamento estratégico de serviços públicos de água e esgoto.

Como funciona

O CFA-Gease possui dez áreas-chave e setenta indicadores. Por meio deles, é possível avaliar a gestão de forma detalhada. Entre os indicadores do sistema estão: tarifa média praticada, despesa de exploração por m³ faturado, despesa de pessoal por m³, despesa de serviços de terceiros por m³, índice de coleta de esgoto, índice de tratamento de esgoto e índice de perdas por ligação. Os dados do CFA-Gesae são coletados com base nas informações passadas pelo Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento do Ministério das Cidades (SNIS/MC).

No Tocantins, a ferramenta é utilizada em Palmas desde o ano passado quando a prefeitura fechou termo de cooperação técnica com o CFA.