Notícias

Governo vistoria caminhões pipas para levar água às regiões castigadas pela estiagem no Tocantins

24/09/2018 - Secom/ Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), deve publicar ainda esta semana, o edital para o credenciamento de pessoas físicas e jurídicas para fornecer água potável para as famílias de várias regiões do Tocantins, que estão em condição de emergência por falta de água devido ao período de estiagem.

Embora, ainda não tenha sido publicado o  edital de credenciamento dos caminhões, nesta segunda-feira, 24, a ATS, a Defesa Civil e a Vigilância Sanitária iniciaram a vistoria para verificar a documentação e as condições de higiene dos caminhões-pipa que deverão transportar a água.

Serão cerca de 60 caminhões-pipa para abastecer as comunidades de 50 municípios assolados pela falta de água, amaioria da região sudeste do Tocantins, região mais castigada pela seca.

O dono de um caminhão-pipa, Rainel Rodrigues foi um dos primeiros a levar o veículo para a vistoria. Ele disse que conhece bem a realidade das famílias que estão com dificuldade de acesso à água e destaca ainda que  essas famílias estão ansiosas pelo abastecimento.

De acordo com o presidente da ATS, Rogério Bezerra Lopes, a previsão é de que os caminhões forneçam água para as famílias a partir de primeiro de outubro, e o serviço será mantido até dezembro deste ano. O investimento pelo serviço é de aproximadamente R$ 4,5 milhões. “Inicialmente vamos atender os municípios da região sudeste, e alguns da região sul e norte, contemplando cerca de 50 municípios”, disse.