Notícias

Governo investe em infraestrutura de saneamento e assina ordem de reinício do programa Água para Todos

12/07/2018 - Lidiane Moreira / Governo do Tocantins

Nos últimos dois meses, a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) realizou uma série de ações nos municípios atendidos pela autarquia. Em Santa Maria, Divinópolis, Goianorte, Conceição, Aurora, Cariri e Lagoa do Tocantins foram instalados novos Reservatórios Elevados (REL), investimento de mais de R$ 600 mil.

Nesta semana, a presidente da ATS, Roberta Castro, assinou a ordem de reinício das obras do Programa Água para Todos, paralisadas deste setembro do ano passado. As obram contemplam a construção de Sistemas Coletivos de Abastecimento de Água (SCAA) que constituem uma das frentes de trabalho do programa financiado pelo Ministério da Integração Nacional. As obras serão retomadas com o repasse de parte da segunda parcela no valor de R$ 3,7 milhões.

Os SCAA beneficiam comunidades rurais de diferentes regiões do Estado e são constituídos por poço artesiano, sistema de bombeamento, reservatório com capacidade de 10 mil litros, clorador para tratamento de água e rede de distribuição.

Investimentos em infraestrutura

Em Brejinho de Nazaré e Santa Maria, o Governo do Estado realizou reparos nos pontos de captação, limpeza dos Poços Tubular Profundo (PTP´s) e limpeza de áreas pertencentes a ATS em cerca de 30 municípios.

Foram ativados novos PTP’s e novo sistema de tratamento em Goianorte, Esperantina, Conceição, São Valério, Couto Magalhães e Dois Irmãos.

Para solucionar o déficit de captação, foram ampliados barragens de represas a fim de aumentar a reservação e solucionar o problema de abastecimento nos municípios de Itaporã, Pium e São Valério.

Ações planejadas

De acordo com a presidente, as ações planejadas para o segundo semestre deste ano tem caráter emergencial e priorizam a produção, reservação e tratamento de água nos municípios mais afetados pela falta de investimento nos últimos anos.

“Nos próximos meses os municípios de Silvanópolis, Carmolândia, Novo Acordo, Tocantínia e Ipueiras vão receber serviços de reforma no sistema de tratamento, nos filtros, para assim resolver o problema de má qualidade da água distribuída”, garantiu Roberta Castro.

Até o final deste ano, quatro sistemas de abastecimento dos municípios de Novo Alegre, Silvanópolis, Ipueiras e Pequizeiro, que apresentam pior situação de conservação das Estações de Tratamento de Água (ETA´s) e nos escritórios de atendimento serão beneficiados com reforma e urbanização.

A limpeza das áreas de captação e reservação vai contemplar todos os 71 municípios, visto que são necessários pelo menos 3 programações anuais de limpeza em cada localidade.

O diretor de Produção da ATS, Marcos Antonio da Silva, destaca que até dezembro, a previsão é que 18 novos reservatórios sejam instalados em substituição àqueles com mais de 20 anos de vida útil.  “Serão atendidos Muricilândia, Angico, Ipueiras, Novo Alegre, Abreulândia, Recursolândia, Marianópolis, Lajeado, Sandolândia, Fátima, Riachinho, Maurilândia, Novo Jardim, Taipas, Bandeirantes, Centenário e Barra do Ouro”, listou.

Os novos reservatórios já foram licitados e estão em fase de execução. Ainda de acordo com o diretor, mais oito novos PTP´s serão perfurados para atender a demanda de Presidente Kennedy,  Recursolândia, Praia Norte, Sampaio, Lagoa do Tocantins, Silvanópolis, Lizarda, Tupiratins, Fátima, Dueré, Juarina e Santa Maria.