São Felix e Rio da Conceição recebem Educa Sanear

06/11/2018 - Lidiane Moreira/Governo do Tocantins

Com o retorno do convênio entre o Governo do Tocantins e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) realizou na última semana, em São Félix do Tocantins a 14ª edição do programa de saneamento ambiental, o Educa Sanear. Já nesta quinta-feira, 8, e sexta-feira, 9, a 15ª edição acontece em Rio da Conceição, região sudeste do Tocantins.

Com ampla participação da comunidade de São Felix, o Centro de Eventos e Atendimento ao Turista Antônio Pereira dos Reis recebeu o ciclo de palestras que abordaram a preservação, uso e reuso da água; saneamento ambiental; preservação de nascentes e perigo das queimadas e ainda as oficinas de vigilante voluntário pelo meio ambiente e reciclagem e artesanato que promove a redução de resíduos de vidro e alumínio.

“Tivemos um público muito eclético, os jovens do nosso município estão muito interessados em participar, foi um público significativo nesta ação que representa muito a nossa comunidade e ao meio ambiente. Só esperamos que tenha todos os anos”, destacou Ramilda Alves Ribeiro, secretária municipal de Turismo e Meio Ambiente.

Sandy Alice Santos, 16 anos, estudante da Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus destaca a importância da preservação da água no município que é conhecido nacionalmente pela beleza de seus fervedouros, rios e cachoeiras. “Foi um evento muito bom porque além de proporcionar conhecimento foi uma atração nova. Tem tópicos que a gente sempre está vendo na escola, mas sempre é bom ouvir e relembrar, porque sempre descobrimos detalhes que muitas vezes não prestamos muita atenção”, lembrou.

Carlos Irael dos Reis é um dos moradores que se tornou referência no município pelo engajamento nas questões relacionadas ao meio ambiente.  “Nós esperamos que estes jovens tenham assimilado e continuem assimilando tudo que tem sido passado em termos de cuidados com o  meio ambiente não só de São Felix, mas de toda região do Jalapão. Nos últimos anos intensificamos as atividades de educação ambiental nas comunidades rurais , escolas e associações para despertar sobre a importância da preservação deste patrimônio ambiental”, analisou.

Programação em Rio da Conceição

As atividades começam na manhã desta quinta-feira, 8, a partir das 7h com caminhada ecológica e plantio de mudas, partindo do portal do Jalapão.

A partir das 10h30, tem início as atividades para as crianças na Escola Municipal Professor Aureliano Rodrigues de Araújo, com gincana, concurso redação, cinema e pipoca.  A programação segue ao longo do dia.

Às 14h tem início as oficinas de artesanato e reciclagem na Secretaria de Meio Ambiente e Turismo.  Já a oficina de vigilante voluntário pelo meio ambiente na academia de saúde Judith Pereira dos Santos.

Na sexta-feira, 9, as atividades tem início às 8h da manhã, com o credenciamento e palestras no ginásio poliesportivo Fábio Júnior de França Silva.

Ao final da programação os participantes recebem certificados de participação e um kit com mochila e brindes do programa.