Notícias

Caravana do Educa Sanear retorna ao Bico do Papagaio

11/12/2017 - Lidiane Moreira/Governo do Tocantins

Nesta terça-feira, 12, a caravana do Educa Sanear retorna a região do Bico do Papagaio. As ações do programa acontecem em Piraquê, a 432 km da Capital. Esta é a 12ª edição do programa de saneamento ambiental da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), realizado por meio de convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

As atividades iniciam na manhã desta terça-feira, a partir das 7h da manhã, com caminhada ecológica e plantio de mudas nativas. O ponto de encontro será na entrada da cidade, segue pela Avenida Cesar Batista e finaliza no bosque.

A partir das 9h, tem início às atividades para as crianças no ginásio de esportes Magno Nunes com gincana, concurso de dança, cinema e distribuição de pipoca para toda criançada.  A programação dos pequenos segue ao longo do dia, com quatros sessões divididas pela faixa etária, dos cinco aos oito, e dos nove aos 13. Duas sessões acontecem pela manhã e duas à tarde.

As atividades apresentadas às crianças objetivam contribuir para a formação de cidadãos críticos e conscientes, a partir de um processo de aprendizagem que desperta a curiosidade e interatividade sobre as questões relacionadas à água.

Oficinas e palestras

A oficina de artesanato e reciclagem também acontece partir das 9h da manhã desta terça-feira, no salão da Igreja Católica. E a tarde, a partir das 15h, a oficina de vigilante e voluntário pelo meio ambiente na Câmara de Vereadores.

Na quarta-feira, 13, a programação com palestras inicia a partir das 8h da manhã no ginásio de esportes. Os participantes recebem certificados de participação e um kit com mochila e brindes do programa: camiseta, boné, cartilha, garrafinha de água e saquinho reutilizável para lixo.

São parceiros para esta edição a Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores de Piraquê, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e Defesa Civil.