Educa Sanear mobiliza região sudeste do Tocantins

15/08/2017 - Lidiane Moreira/Governo do Tocantins

Com a missão de promover a preservação da água, a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) retomou, nessa semana, as atividades do Educa Sanear, com a realização da sexta edição do evento no município de Novo Jardim, região sudeste do Estado, a 355 km da Capital.

As atividades do programa de educação ambiental aconteceram em dois dias, com atividades direcionadas a públicos distintos.

Voltada ao público infanto-juvenil, a programação iniciou na Escola Municipal Santo Antônio. Com pipoca à vontade, os pequenos participaram do cinema ambiental e logo após atividades recreativas relacionadas aos temas abordados no filme. No final da tarde, estudantes da Escola Estadual Jardim uniram-se aos servidores da ATS e parceiros, e participaram de uma caminhada ecológica.

O presidente da ATS, Eder Fernandes, explica que o objetivo da caminhada ecológica, que acontece em todas as edições, é mobilizar a comunidade para preservação dos recursos naturais. Além do recolhimento de lixo às margens do córrego, foi realizado um plantio de espécies nativas do Cerrado e um bate-papo sobre matas ciliares. “Quando chegamos ao local, vimos um morador da cidade lavando sua moto no córrego, prática comum em muitas localidades, mas que é proibido por lei, uma pratica prejudicial ao meio ambiente já que ocasiona a poluição hídrica”, frisou.

Ivanilde Aires Cerqueira, de 75 anos, participou das palestras e oficinas, programação do segundo dia de evento.  “No começo do Novo Jardim, eu conheço. Era um córrego forte, mas derrubaram lá na cabeceira e acabaram com o córrego. Agora está secando, a população está com falta de água. Foi bom vocês estarem aqui, movimentaram a cidade, limparam e conscientizaram” afirmou.

Os municípios de Rio da Conceição e Almas também participaram desta edição. Raquel de Macedo, secretária de meio ambiente de Almas, destacou a importância das parcerias entre municípios e instituições.  “A prefeitura que apoia um evento desses, está dizendo também que se preocupa com o meio ambiente. Hoje um dos maiores problemas que temos é o de justamente sensibilizar as pessoas. E quando isso parte da prefeitura de apoiar, em parceira com outras instituições, fortalece ainda mais”, pontuou.

“Peço a juventude que se conscientize, é o caminho mais certo que tem, para aproveitar a nossa riqueza de água”, afirmou o prefeito do município, Antônio Arlindo Cipolatto.

Sobre o programa

O Educa Sanear, realizado a partir de convênio firmado com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), desenvolve ações de educação voltadas ao saneamento ambiental, com proposta de mobilização das lideranças e da comunidade, nos municípios tocantinenses onde há atuação da autarquia.

Foram parceiros para realização desta edição: Prefeitura Municipal de Novo Jardim, Secretaria Municipal de Assistência Social e Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Mais oito municípios devem ser atendidos até o final deste ano: Riachinho, Divinópolis, Sampaio, Bernardo Sayão, Brasilândia, Recursolândia, Jaú do Tocantins e Santa Rosa.