Notícias

Obras de saneamento melhoram infraestrutura do Bonfim

14/08/2017 - Lidiane Moreira/Governo do Tocantins

Neste mês, aproximadamente 60 mil pessoas devem visitar o povoado do Senhor do Bonfim, no município de Natividade, região sudeste do Estado, a 278 km de Palmas. Ao reconhecer a importância desta tradicional festa religiosa e cultural, o Governo do Tocantins realiza investimentos para melhorar a infraestrutura dos serviços de saneamento básico.  

Eder Fernandes, presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), destaca que uma equipe de engenheiros civis, eletrotécnicos e operadores está no povoado desde o mês de julho, quando iniciaram as obras de extensão de mil metros na Rede de Distribuição de Água (RDA). Foram investidos mais de R$ 200 mil em obras e equipamentos.  

“Ficamos muito felizes por atender a determinação do nosso governador Marcelo Miranda, que havia solicitado que providenciássemos o sistema de abastecimento de água do povoado do Bonfim para que, principalmente durante as festividades, não faltasse água aos romeiros e também para os barraqueiros e toda população que ali reside. Conseguimos, com trabalho árduo de toda equipe, garantir o abastecimento de água tratada com qualidade e abundância”, ponderou o presidente.

Para o próximo festejo, a expectativa da ATS é que os comerciantes e romeiros encontrem o povoado ainda mais estruturado. “Estamos fazendo um levantamento junto com a igreja para desenvolvermos toda a infraestrutura de água. Melhorar adutora, aumentar a rede, e todo sistema. Essa é a expectativa do governo já para o próximo ano”, afirmou o diretor de produção da pasta, Arlindo Lopes.

Comerciantes e comunidade comemoram

Quem viveu as dificuldades com o abastecimento de água nos outros anos, tem motivos agora para comemorar as benfeitorias recebidas. Exemplo disto é a comerciante Maria Rodrigues Cardoso, 52 anos, nascida e criada no povoado.  “A gente sofre por causa dessa água. Deus há de abençoar nós, que melhore mesmo, porque já sofremos demais”, afirmou.

Há cinco anos, Sandra Pereira Lima, 38 anos, de Chapada da Natividade, trabalha no ramo alimentício durante as festividades. “Era muito difícil, hoje graças a Deus, a diferença é grande, geralmente faltava água nos dias 14 e 15. Hoje deu uma melhorada muito grande”, garantiu.

“Quando era dia 15 eu saia caçando onde tinha água para fazer o almoço para os romeiros. Com o restaurante sempre cheio de clientes tinha muitas dificuldades, porque era muita gente que puxava a água ao mesmo tempo. Ai ficava sem água, água era só até o dia 12. Daí em diante só era de noite e bem fininha”, relatou a comerciante de Natividade, Ramira Amaral Rodrigues, que iniciou a montagem da estrutura do restaurante, no dia cinco deste mês.

“Esse ano está muito bom, melhor do que isso só no próximo ano”, festejou a comerciante Ramira.

A chegada de romeiros inicia nos primeiros dias de agosto. Nesta terça-feira, 15, dia do Senhor do Bonfim, é realizada missa solene, momento mais aguardado pelos fieis. A programação segue até o dia 17, quando a missa dos romeiros encerra as festividades. 

Compartilhe esta notícia