Caravana do Educa Sanear chega a Santa Tereza nesta quinta-feira

21/06/2017 - Lidiane Moreira/Governo do Tocantins

A 5ª edição do Educa Sanear, da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), chega a Santa Tereza, região central do Estado, nesta quinta-feira, 22. O programa é resultado de parceria entre o Governo do Tocantins e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Santa Tereza é um dos 13 pólos regionais que sediam o Educa Sanear neste ano. Os municípios de Lagoa do Tocantins, Novo Acordo, Ponte Alta, Lajeado e Tocantínia fazem parte do pólo e participam desta edição. O público-alvo são professores da rede pública de ensino, servidores públicos da área da saúde e da assistência social e estudantes.

As atividades em Santa Tereza concluem o cronograma de municípios previstos para este semestre. A caravana volta a percorrer os municípios tocantinenses em agosto, conforme adianta o presidente da ATS, Eder Fernandes.

“Chegamos a esta quinta edição em Santa Tereza com um saldo muito positivo. As comunidades por onde passamos, desde março deste ano, foram mobilizadas e já estamos colhendo resultados práticos do que foi plantado. Mais nove municípios serão contemplados a partir de agosto, quando o programa retoma as ações”, relatou.

Os municípios que serão beneficiados pelo Educa Sanear a partir de agosto são os seguintes: Riachinho, Divinópolis, Sampaio, Bernardo Sayão, Brasilândia, Recursolândia, Jaú do Tocantins, Santa Rosa e Novo Jardim.

Quinta-feira (22 de junho)

8 horas - Mobilização nas principais ruas e avenidas;

Das 8h30 às 11h30 - Atividades interativas, premiação do concurso de redação e cinema educativo com os alunos do período matutino da Escola Francisco de Souza Barros e Escola Municipal Orácio José Rodrigues no Centro de Convenções e Turismo Francisco Martins Pereira;

Intervalo para almoço

Das 13h30 às 16h30 - Atividades interativas, premiação do concurso de redação e cinema educativo com os alunos do período vespertino da Escola Francisco de Souza Barros e Escola Municipal Orácio José Rodrigues no Centro de Convenções e Turismo Francisco Martins Pereira;

17h - Passeio ecológico com saída do Centro de Convenções em direção ao córrego Santa Tereza para o plantio de mudas nativas.

Sexta-feira (23 de junho)

8 horas – Credenciamento no Centro de Convenções e Turismo Francisco Martins Pereira;

8h40 - Início ciclo de palestras;

Das 9 às 9h30 - Uso, reuso e preservação da água (ATS);

Das 9h30 às 10 horas - Qualidade da água para consumo humano (Secretaria de Estado da Saúde);

Das 10 às 10h30 - Coffee break;

Das 10h30 às 11 horas - Preservação de nascentes (Ruraltins);