Notícias

Educa Sanear mobiliza comunidade de Sucupira

27/11/2017 - Lidiane Moreira/Governo do Tocantins

Após oito meses de execução do convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o Educa Sanear completou, nessa semana, onze edições realizadas. Sucupira, na região Sul, foi a 11ª cidade contemplada com as ações de saneamento ambiental nessa quinta-feira, 23, e sexta-feira, 24.

Para Eder Fernandes, presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), o Educa Sanear é um programa pioneiro no Brasil, e a expectativa é que o número de municípios atendidos aumente. O cronograma inicial prevê 14 municípios, mas o gestor acredita que este número poderá ser ampliado para 22 no próximo ano.

Oficinas e atividades para crianças

Crianças dos nove aos 14 anos participaram ao longo dessa quinta-feira de atividades lúdicas e competitivas. Com caráter educativo, a programação estimula o senso crítico na forma como os pequenos se relacionam com a água. As turmas foram divididas pela faixa etária, sendo que foi necessária a realização de quatro sessões para atender todo público infanto-juvenil da Escola Municipal Machado de Assis.

“Nosso filho Mateus chegou ontem em casa, dando bronca na minha esposa, que não pode gastar e que é preciso cuidar da água. E já foi resultado das atividades que ele participou na Escola. Então é um programa que realmente faz a diferença”, avaliou o prefeito Edinho Castro.

Simultaneamente aconteceram duas oficinas ministradas pela equipe de educadores ambientais do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), parceiro da ATS. Durante o período matutino, os participantes aprenderam como reutilizar garrafas de vidros e latas de alumínio transformando-as em lidas peças decorativas e utensílios domésticos. No vespertino, a oficina de vigilante e voluntário pelo meio ambiente atraiu a atenção daqueles que buscam contribuir com o trabalho voluntário em benefício de um meio ambiente preservado e protegido.

Caminhada ecológica e palestras

Nessa sexta-feira, 24, após chuva que contribuiu para um clima agradável, a caminhada ecológica iniciou às 7h e percorreu ruas e avenidas da cidade. Com faixas, cartazes e distribuição de panfletos a caminhada sensibilizou a comunidade. Aproximadamente 400 pessoas entre servidores públicos, professores, estudantes da redes municipal e estadual participaram da caminhada que foi concluída com plantio de mudas na praça central, onde há uma sucupira, árvore abundante no Brasil e que dá nome a cidade.

O credenciamento para o ciclo de palestras iniciou logo após a caminhada.  A programação seguiu no Centro Comunitário Zacarias Pereira da Trindade até o final da manhã. Além de certificação, os participantes receberam kits com uma série de brindes no final do evento.

Foram parceiros nesta edição: Prefeitura Municipal de Sucupira, Secretaria Municipal de Educação, CRAS, Naturatins, Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e Defesa Civil.

A próxima edição do programa será realizada nos dias 7 e 8 de dezembro em Piraquê, região do Bico do Papagaio.

Compartilhe esta notícia